Encontro: O Jovem e o Excluído, marca a 1º Reunião na nova sala da JUFRA!

Neste Domingo a JUFRA Valongo deu mais um passo importante em sua caminhada que irá completar 38 anos em Fevereiro do próximo ano, após o multirão de limpeza, chegou a hora de inaugurar e utilizar o tão esperado espaço cedido pela OFS, que conta com 2 salas anexas, onde por lá passaram muitos irmãos e se viveu muitas histórias da nossa Familia Franciscana, muitas delas registradas em Livros antigos e Atas da própria JUFRA Valongo que datam sua fundação com a presença do próprio Frei Eurico de Melo (OFM-Cap – Um dos fundadores da JUFRA no Brasil); estes registros também falam um pouco da História do Próprio Regional da JUFRA de São Paulo e ajudam a demonstrar a presença histórica de muitos irmãos da JUFRA Valongo e sua contribuição para a JUFRA no seus diversos níveis.
Para dar mais brilho e ênfase a este momento, nada melhor que um café da manhã especial que contou com a presença do irmão Oswaldo - OFS ( um dos Jufristas que marcaram a geração de 70 da JUFRA Valongo, hoje professo na OFS), Frei Newton e Frei Antonio (OFM) que após a acolhida e as palavras entusiasmadas sobre a importância deste momento para a fraternidade, dirigidas pela nossa Secretária Fraterna – Táyssa Vinholes, nos concederam a Benção a toda Fraternidade e a Sala para que dela fizemos bom uso no trabalho de evangelização e serviço ao Carisma Franciscano.



Após o Café demos seqüência as atividades lançando o Projeto: Dá R$ 1,00 ai! Que visa contribuir de forma divertida e simples com a participação dos irmãos na organização e manutenção do Caixa da Fraternidade.
Iniciamos nosso Encontro de Formação com o Tema: O Jovem e o excluído, que abordou de forma dinâmica quem são e quais os desafios dos Leprosos e Franciscanos de hoje.



Depois de uma reflexão dos dois Grupos: Franciscanos e Leprosos partilharam suas experiências e suas visões sobre os dias de hoje, a partir da leitura da Legenda dos 3 Companheiros - Capitulo 4 dos Escritos de São Francisco ambos puderam constatar a necessidade de irmos adiante com a nossa atitude, por que ainda somos muito resistentes a agir com mais naturalidade e doação de si, como fez Francisco. Ainda para contribuir com a reflexão o Grupo dos Leprosos voltou para sala caracterizado onde os franciscanos tiveram que beijá-los nas feridas um com substância Amarga e outra doce, trabalhando a reflexão do amargo que se converteu em doçura.

Concluindo assim a missão que temos como Jufristas para o dia 25 de Dezembro onde iremos realizar a: CEIA FRANCISCANA, realizada com os moradores de Rua e a JUFRA e mais uma etapa da Doação de Sangue, que marca a iniciativa de trabalharmos formações que terminem com gestos e ações concretas da Fraternidade a cada 2 meses, juntando-se assim a iniciativa ao da proposta da I JORNADA FRANCISCANA NACIONAL PELOS DIREITOS HUMANOS, a qual relembramos e refletimos o tema: Por uma economia a serviço da vida, onde ressalta a importância de colocarmos aquilo que temos e recebemos do senhor a serviço do irmão, culminando assim com os gestos que serão realizados neste mês de Dezembro que se aproxima, participem, interagiam e coloque você também aquilo que tem a serviço da Vida.

Leonardo Augusto – Subs. de Direitos Humanos, Paz, Justiça e Integridade da Criação.

6 comentários:

  1. Não pude estar presente, mas meu pensamento estava com cada um de vocês!!!!

    Que a nova sala seja lugar de verdadeiro encontro de irmãos, um cantinho do paraíso num mundo que ao mesmo tempo exige demais e acredita de menos nos jovens...

    Que a Jufra valongo, ou seja, cada um de vocês, continuem sendo modelo e e3xemplo para os jovens de mossa comunidade.

    Confio plenamente que tratarão com repsito e carinho o espaço que guarda mais do que estantes e livros, é a marca da nossa (OFS e JUfra) história!!!
    `
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo espaço!!!

    Forte abraço a todas e todos.

    Núcleo Educafro Valongo

    ResponderExcluir
  3. Adriana, Obrigado pelas palavras é com alegria que recebemos sua mensagem e ficamos felizes por contar com seu apoio, sua torcida e orações por todos nós.... Tem um cantinho reservado pra vc vir dar uma formação uma hora dessas com agente.. hahah!

    Matheus, fico super contente que tenha gostado da formação.. isso alimenta nossa caminhada e animo pra sempre e cada vez mais fazer melhor.. pra ser sempre e mais o cantinho onde fazemos o melhor encontro com nós mesmos e com nossos irmãos de fraternidade...

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Educafro essa força e essa troca de torcida revigore sempre nossa amizade e nossos trabalhos a comunidade... Valeww!

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo encontro!
    A melhor parte foi quando a Ju veio beija minha ferida e ficou assustada dizendo "Tá salgado" rsrsrs veio rapidinho beija a ferida doce DD.

    Momentos como esse só na Jufra Valongo e lógico com a Juliana hehehe

    ResponderExcluir