Durante um almoço, jovens da Igreja do Valongo mudam o dia de pessoas carentes.
Na 4ª edição da Ceia Franciscana, a JUFRA VALONGO mais uma vez assumiu seu propósito de reviver na cidade de Santos, um pouco da doação, do amor e do cuidado com o irmão. Valores estes vividos e cultivados por São Francisco de Assis, que se inspirou na vida do próprio Cristo e há 38 anos inspira os Jovens da JUFRA Valongo a viverem e assumirem uma vida com “gestos concretos” junto àqueles que mais necessitam.
E foi nesse clima que no dia 25 de dezembro, aconteceu mais uma edição da Ceia Franciscana, nas dependências da Ordem Franciscana Secular do Valongo, onde irmãos em situação de rua puderam tomar banho, ganhar roupas, itens de higiene pessoal e partilhar de uma ceia digna como uma mesma família, e contou ainda com a bênção especial do querido Fr. Félix Fegger.
Os alimentos que compõem a ceia têm todo um significado especial, pois são parte da ceia de diversas famílias, seja da própria JUFRA ou de algum membro da comunidade que se dispõem a partilhar um pouquinho seu Natal com essas pessoas mais necessitadas.
E como isso acontece? - Pedimos para as pessoas, antes mesmo de iniciar a ceia na sua casa, separar um pouquinho de cada alimento, pensando nos irmãos que irão consumi-los, como se eles estivessem ali presentes naquele momento. É um gesto simbólico, mas que para nós faz toda diferença, pois o nosso objetivo é mostrar à essas pessoas a importância que eles ainda têm e que na maioria das vezes não se dão mais conta, pela vida difícil que levam.
Agradecemos a participação da comunidade que pode proporcionar através da doação de roupas, itens de higiene pessoal e os pratos como parte da ceia de cada família, que se transformou em uma grande CEIA FRANCISCANA para todos os presentes.
Esse gesto para nós é muito mais do que assistencialismo, claro que é pouco quando se conta em números e proporção, pois sabemos que não é isso que irá resolver de uma vez os inúmeros problemas que essas pessoas passam, mais se torna grandioso quando Jovens em formação vivem essa experiência pela primeira vez, ou mais uma vez e renovam as lições de amor ao próximo em um mundo tão desacreditado e tão egoísta diante do outro, essa é uma iniciativa da JUFRA que provoca os Jovens e incentiva a outros a participarem.
“Agente não precisa de grandes coisas para mudar o mundo, agente só precisa de pequenos gestos concretos como na época do Natal que renova a esperança das pessoas” a frase e o gesto ainda demonstram o quão pequeno é o passo dado pela JUFRA no sentido de ajudar a renovar a esperança das pessoas, mais serve para provocar a comunidade, lojistas, cristãos, jovens e adultos que sempre é tempo de fazer mais.
Esperamos contar para os próximos anos com maior apoio e participação da Comunidade, amigos e familiares para que possamos alcançar mais pessoas, já que todo o trabalho é de multiplicação a partir do gesto de cada um.
ASSISTA AQUI AO VIDEO DA REPORTAGEM QUE FOI AO AR DIA 25, NA 2º EDIÇÃO DO JORNAL DA TV TRIBUNA – FILIAL DA TV GLOBO NA BAIXADA SANTISTA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário